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Treinamento Resistido (musculação) na Terceira Idade

12/06/2017

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  • Treinamento Resistido (musculação) na Terceira Idade

O Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de idosos e a expectativa, segundo o IBGE, é que esse número ultrapasse os 32 milhões em 2025. O envelhecimento é um processo inexorável que provoca alterações e desgastes em vários sistemas funcionais, que acontecem de forma progressiva durante a vida.

Os benefícios da musculação vão muito além da estética e do corpo perfeito. Segundo costa (2004), além de combater o sedentarismo, promove, entre tantos outros benefícios, a diminuição do estresse, aumenta a interação social, previne a aterosclerose, a obesidade, o diabetes mellitus, a osteoporose porque diminui o percentual de gordura, além de controlar a pressão arterial. Outros estudos também mostram que diminui os riscos de quedas em decorrência do ganho de força e melhora do equilíbrio, ameniza a perda muscular progressiva e melhora a autoestima. 
O treinamento resistido (musculação, quando bem estruturado, busca minimizar as perdas progressivas que o envelhecimento causa. A escolha do exercício deve priorizar aqueles que atingem grandes e pequenos grupamentos musculares, divididos na quantidade certa em cada seguimento, sobretudo nos membros inferiores, pois a perda da força desses membros é a principal responsável pela incidência de quedas em idosos. (MATSUDO, 2001).

Prof. Ms. Silmar Alexandre Barbisan


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